A Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, através do Departamento de Zoonoses, está intensificando o combate a ratos no interior do Parque Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças e nos seus arredores. A iniciativa está sendo realizada sistematicamente, a cada 15 dias, seguindo os parâmetros de segurança, já que no local existe a permanência de animais, como cotias, patos, marrecos e a preguiça.

Segundo a coordenadora do Departamento de Zoonoses, Vanda Lúcia Baioco Ferreira, a equipe do órgão também tem orientado aos funcionários do Parque sobre a maneira ideal para alimentar os animais, a fim de evitar que restos de verduras e afins se tornem atrativos para os ratos. A mesma medida está sendo feita com os frequentadores do local, em sua maioria atletas, idosos e crianças.

– O combate aos ratos no Jardim das Preguiças tem sido realizado com muita cautela, com a introdução de raticida granulado e parafinado em profundidade nos bueiros e ainda a colocação de uma tela de proteção sobre cada um deles para que as cotias não sejam atraídas pelo veneno. O mesmo bloqueio está sendo executado na área externa da localidade – explicou Vanda Lúcia.

Paralelo aos serviços da Zoonoses, a Secretaria de Desenvolvimento Rural tem fiscalizado a feira livre realizada no entorno do Parque às quartas-feiras e também orientado aos feirantes sobre a importância de acondicionar os restos de alimentos em sacos de lixo para que o serviço de coleta possa dar destinação correta ao material.

O Departamento de Zoonoses está instalado na Sirene da Boa Sorte, situada à Rua Getúlio Borges, Rodrigues, 210, no bairro Boa Sorte, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. As solicitações de serviço podem ser realizadas através do telefone (24) 3326-2588.

Deixe uma resposta