As doses da vacina estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, em 49 postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa alerta aos pais e responsáveis por crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos sobre a importância da vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A vacina é a única forma de prevenir e aniquilar essas doenças. Falta apenas uma semana para o fim do prazo da campanha de vacinação. As doses da vacina estão disponíveis nos 49 postos de saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Marlene Fialho, coordenadora do setor de Imunização do município, diz que a cidade tem como público alvo mais de 8mil crianças e que a meta é vacinar 95% delas. “No último sábado foram aplicadas 1,6 mil doses. Com isso, até esta data conseguimos vacinar 4.316 crianças, o correspondente a 52%”, explicou Marlene

Sérgio Gomes, secretário de Saúde, falou sobre os três objetivos da campanha: vacinar quem nunca foi imunizado, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente. “Esse tipo de campanha de reforço, acontece de quatro em quatro anos. No entanto, este ano, a campanha é ainda mais importante em virtude da volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite”, disse o secretário.

PARALISIA INFANTIL – A vacinação trata-se de uma medida cautelosa, pois 312 cidades no país estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado em junho passado na Venezuela. Contudo, não há casos de paralisia infantil no Brasil. O país erradicou a poliomielite do território em 1994. Já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

SARAMPO – Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 822 casos confirmados de Sarampo este ano, sendo Roraima e Amazonas os estados mais atingidos pela doença.

Fonte: Jornalismo PMBM

Foto: Chico de Assis

Deixe uma resposta