Seis leitos neonatais estão disponíveis para atender bebês prematuros, abaixo do peso ou que apresentam outros problemas de saúde

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, reinaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 24, a UTI Neonatal do Hospital da Mulher. O local estava fechado desde o ano passado, o que contribuiu com o aumento dos índices de mortalidade infantil no município. De janeiro deste ano até março, o número de partos realizados no Hospital da Mulher foi três vezes maior que o mesmo período do ano anterior. Bebês prematuros, abaixo do peso ou que apresentam outros problemas de saúde serão atendidos nos seis leitos neonatais disponíveis na UTI.

“Muitas vidas foram perdidas aqui e isso tem que ser corrigido. Os números de parto no hospital estão numa crescente e a reabertura da UTI significa garantir que as nossas crianças tenham atendimento adequado”, disse Rodrigo.

O prefeito destacou o apoio recebido do deputado estadual Gotardo Netto e dos deputados federal Deley de Oliveira, Sóstenes Cavalcante e Alexandre Serfiotis, que ajudaram a conseguir recursos para o município. “Todo esse apoio que estamos recebendo dos nossos deputados vai garantir melhor atendimento às pessoas. Mais vidas serão preservadas a partir dessas iniciativas”, disse.

Gotardo destacou que reinaugurar a UTI e ver as coisas acontecendo no momento de crise que o país enfrenta significa muita luta e dedicação. “Barra Mansa só ganha com isso. Vidas já estão sendo salvas aqui, como há muito tempo não acontecia. Estamos unindo forças para mudar a cidade e o país’, afirmou.

Para o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a reinauguração da UTI Neonatal marca o resgate do respeito pela população de Barra Mansa. “Em 2006 tive o privilégio de participar da inauguração da UTI, igualando os índices de mortalidade ao Canadá, que foi o menor do mundo naquela época. Mas infelizmente isso foi se perdendo ao longo do tempo. Fico feliz de estar novamente aqui, com uma equipe de pessoas que pensa lá na frente, respeitando os direitos do cidadão, das mulheres e do povo da nossa cidade”, comemorou.

Também participaram da cerimônia de reabertura, a diretora do Hospital da Mulher, Inaíza Marcondes, populares, vereadores e funcionários do governo.

Deixe uma resposta