Campanha Antirrábica terá uma segunda etapa nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro

Por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, finalizou este mês a primeira etapa da Campanha Antirrábica realizada nas áreas rurais e distritos. Três mil e oitocentos animais foram vacinados contra a raiva durante o mês de agosto e início de setembro. Nos dois últimos finais de semana de setembro, será a vez de a população urbana levar os animais para se imunizar.

Segundo Antônio Marcos, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental,  a vacinação foi ministrada nos distritos e áreas rurais, começando pelo distrito de Rialto e seguindo para Floriano, Amparo, Santa Rita de Cássia, Antônio Rocha, Ataulfo de Paiva, KM 4 e São Genaro. “Foi feita a busca ativa em propriedades, fazendas e casas distantes da área central dos distritos como forma de conseguirmos alcançar nosso objetivo, de imunizar o máximo de animais da zona rural”.

Agora, será o momento dos moradores da zona urbana do município levar seus cães e gatos para serem vacinados contra a raiva animal. Essa segunda etapa acontecerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro. “A raiva é uma doença viral, quase sempre letal, que é transmitida por sangue ou saliva de animais contaminados, normalmente através de mordida de cães e gatos. Por isso, é importante que os proprietários desses animais domésticos os protejam através da vacina”.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, com exceção das fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. “A vacina é inteiramente gratuita e o material utilizado é de ótima qualidade fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde, aplicada por profissionais treinados”, completou, dizendo que a contenção do animal é de responsabilidade do dono.

Os moradores das áreas rurais e distritos que não conseguiram imunizar os animais ou não foram contemplados com a visita dos veterinários da Vigilância em Saúde Ambiental podem vacinar os animais nessa segunda etapa ou buscarem a vacina na Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental situada à Rua Getúlio Borges Rodrigues, 210, no bairro Boa Sorte, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas

Fonte: Jornalismo PMBM

Deixe uma resposta