De 2 a 5 de agosto várias localidades, inclusive distritos, serão pontos de coleta dos materiais

Com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa e uma iniciativa do Rotary Club, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizam nesta semana, o Descarte Solidário de Lixo Eletrônico. Entre os dias 2 e 5 de agosto, diversas localidades do município, inclusive os distritos, serão equipados com ecopontos para recolhimento dos materiais eletrônicos.

De quinta-feira a sábado, de 2 a 4 de agosto, entre 9 e 16 horas, os moradores poderão descartar o lixo eletrônico em diversos ecopontos que serão instalado nas seguintes localidades: Vila dos Remédios (próximo à Estação de Tratamento de Esgoto); Floriano, na sede do Floriano Futebol Clube; Vila Nova, no Azteca Clube; na subprefeitura da Região Leste, no bairro Nove de Abril, e em Amparo, Rialto e Antônio Rocha, nos galpões de produtores rurais dos respectivos distritos. O evento principal será no domingo, dia 5, na Avenida Joaquim Leite, próximo à Praça da Matriz, no mesmo horário. Durante a 20ª Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), que acontece de 2 a 5 de agosto no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro, também contará com um ecoponto, de 16h às 22h.

Poderão ser descartados os seguintes materiais: aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros equipamentos eletrônicos, exceto pilhas. Para o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o projeto Descarte Solidário de Lixo Eletrônico contribui para a preservação do meio ambiente, além de evitar o descarte incorreto nas vias públicas. “É de extrema importância que aconteça essa conscientização por parte dos moradores e que se criem projetos como esse que facilitem o descarte correto. Muitas pessoas guardam eletrônicos que não funcionam mais em casa por não saberem onde descartar, outras preferem jogar nas ruas e é isso que queremos evitar”, disse.

Beleza ainda declarou que os diferentes ecopontos foram pensados de forma a favorecer a população que deseja fazer o descarte correto de eletrônicos. “Dessa forma, vamos atingir a maioria da população que não tem como se deslocar até o Centro para fazer o descarte”, afirmou, dizendo que está sendo planejado um evento especialmente para o descarte de pilhas.

O presidente do Rotary Club-VR, Anderson Ferreira de Oliveira, explicou que o sistema de entrega no Centro será feito no formato Drive Thru. “Uma caçamba de grande capacidade será instalada no ponto central da cidade, onde as pessoas poderão com seus automóveis descarregar seus itens com facilidade.” A ideia, segundo ele, é conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico, retirando do meio ambiente, milhões de toneladas de materiais elétricos e eletrônicos de forma correta. “São materiais nobres que precisam de atenção quando forem descartados”.

Além disso, ele destaca que será possível transformar o lixo arrecadado em fonte de trabalho e renda para as instituições sociais como a Apae-BM e cooperativas de coleta seletiva. “Os aparelhos serão vendidos para empresas especializadas. Os valores arrecadados na campanha serão repassados para essas instituições”, concluiu Anderson Ferreira de Oliveira.

Programação do Descarte Solidário de Lixo Eletrônico:

De 2 a 4 de agosto – 9h às 16h

Vila dos Remédios, próximo a Estação de Tratamento de Esgoto, nº 301

Floriano, na sede do Floriano Futebol Clube

Vila Nova, no Azteca Clube

Subprefeitura da Região Leste, no bairro Nove de Abril

Amparo, Antônio Rocha e Rialto – nos galpões de produtores rurais

De 2 a 5 de agosto – 16h às 22h

20ª Flumisul – Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro

5 de agosto – 9 às 16h

Avenida Joaquim Leite (próximo à Praça da Matriz), no Centro

Deixe uma resposta