Número de estupros aumentou 4% em 2017

Os registros de estupros voltaram a subir no estado do Rio depois de dois anos em queda. Os registros de 2015 e 2016, foram inferiores em relação ao ano anterior. Porém, em 2017, houve um crescimento de 4% em relação a 2016. Foram captados 4.173 vítimas de abuso sexual. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Rio, através do dossiê da mulher.

Dos casos de 2017, 66,6% tiveram como vítimas crianças e adolescentes. O levantamento mostra ainda que 70% dos autores desse tipo de crime eram pessoas muito próximas as vítimas como pais, padrastos, familiares ou até conhecidos da família. A maior parte dos casos acontecem dentro de casa.

“Os autores utilizam dessa facilitação em, relação a proximidade com a vítima, conquistam ali a confiança da vítima e isso ai, efetivamente dificulta o trabalho da polícia civil”, explicou Marcelo Vieira, delegado adjunto de Três Rios

Uma das histórias mais chocantes para a população do Sul do estado foi o da menina Maria Eduarda, de apenas 5 anos. Ela morava em Três Rios e morreu depois de ter sido violentada. A investigação continua e a polícia já prendeu três envolvidos.

Na cidade, depois do registro do crime, as famílias passam a contar com o apoio psicológico e também social. “Se a criança tiver sendo vitimizada na escola, a gente busca o acesso a troca da escola através da educação a gente faz mesmo o trabalho pós, para que fortaleça os vínculos de novo, familiares daquela criança”, explicou a coordenadora do Creas Alyne Vieira.

Fonte: G1

 

Deixe uma resposta