Evento terá continuidade nesta quarta-feira, dia 29

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, promoveu nesta terça-feira, dia 28, o mutirão ‘Sim, nós podemos!’. A iniciativa reuniu microempreendedores individuais (MEIs), que tiveram a oportunidade para fazer a Declaração Anual de Faturamento. O evento é gratuito e prossegue nesta quarta-feira, dia 28, das 9h às 16h, em uma tenda no pátio da prefeitura, que fica na Rua Luiz Ponce, 263, Centro.

Segundo o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas), que também participa da ação, a região do Médio Paraíba fechou o ano de 2016 com quase 41 mil MEIs. Até o mês de fevereiro, o município de Barra Mansa contabilizava 8.448 MEIs.

Durante o evento, além de fazer a declaração anual, o Sebrae está orientando sobre gestão do negócio e a formalização de novos MEIs. Já o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) está oferecendo informações sobre administração de empresas e contabilidade, enquanto o INSS está auxiliando nos assuntos previdenciários, contribuições e benefícios do MEI.

A Declaração Anual é obrigatória e deve ser feita todo ano para que o MEI não pague multa e tenha restrições em seu CNPJ. Para participar do mutirão, o empreendedor deve levar o CNPJ, identidade, CPF e o valor total de vendas e prestação de serviço no ano de 2016. O MEI que estiver em atraso com as declarações dos anos anteriores também pode aproveitar o mutirão para regularizar a situação fiscal. Para isso, além dos documentos listados acima, deve levar os valores de faturamento referente a cada ano que está em atraso para que a Declaração também possa ser providenciada.

As empresas que persistirem na inadimplência poderão ser enquadradas na dívida ativa. “Por isso, é muito importante fazer a declaração referente ao ano de 2016 e regularizar as declarações atrasadas para ficar em dia com a Receita Federal”, disse a analista do Sebrae, Juliana Costa. O prazo final para a entrega este ano é dia 31 de maio.

O prefeito Rodrigo Drable frisou que o mutirão serve para expandir as atividades dos empreendedores. “Estamos fazendo este mutirão para que possamos dar atendimento e ampliar as atividades dos microempreendedores. Convido a todos os interessados que venham ao pátio da prefeitura formalizar seu negócio”.

Outras informações sobre o mutirão podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa ou no Sebrae de Volta Redonda, que fica na Avenida Paulo de Frontin, 463, no Aterrado.

Deixe uma resposta