A prefeitura de Barra Mansa, representada pela pela vice-prefeita Fátima Lima, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Agnaldo Raymundo, e pelo superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, participou da reunião de retomada do CONCICLO (Conselho Regional de Turismo do Vale do Café) nesta terça-feira, dia 14, em Vassouras. Também estiveram presentes representantes do poder público, empresários, associações de turismo e agentes do trade turístico regional. Os municípios foram selecionados de acordo com proximidade geográfica, vocação para o turismo e pela relação com a história do café.

Durante a reunião, os representantes discutiram a continuidade da articulação e planejamento do turismo regional, a realização do circuito “Café Cachaça e Chorinho 2017”, políticas públicas, indicadores e dados estatísticos para nortear a gestão do turismo e sinalização turística nas principais vias que dão acesso ao Vale do Café.

Para vice-prefeita Fátima Lima, o reconhecimento do município pelo seu potencial turístico e principalmente pela sua história no Ciclo do Café é muito gratificante. “Saber do nosso potencial e ter esse envolvimento com outros municípios de igual potencial é um estímulo para buscarmos o nosso desenvolvimento. Ganhamos mais força, com certeza temos muito a ganhar”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, o conselho representa a união das cidades, que é muito importante para o crescimento do turismo em toda região. “O CONCICLO e um importante elo entre os municípios, vai trazer oportunidade, visibilidade desenvolvimento para toda a região”, destacou.

O superintendente de Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou que a retomada do CONCICLO é de grande importância para os municípios, que agora possuem novos gestores. “É uma forma de integração dos municípios que, em sua maioria, tem hoje novos gestores. É uma grande oportunidade de se conhecerem e realizarem ações planejadas, proporcionando o fomento do turismo histórico e cultural”, disse.

CADASTUR

Um dos temas abordados durante o encontro foi o Cadastur, que atua no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

A gerente de Turismo do município, Bhella Santos, destacou que esse cadastro será realizado a partir do próximo mês no município e será de grande importância para a formalização dos prestadores de serviço e empresários do ramo.  “Serão oferecidos aos cadastrados inúmeros benefícios, como a visibilidade do estabelecimento, acesso a linhas de créditos especiais e qualificação profissional. E esse cadastro não terá nenhum custo para o empreendedor”.

CONCICLO

O CONCICLO foi criado no final da década de 90 pela necessidade de integração dos municípios para fortalecimento e promoção regional do setor. O órgão reinicia suas atividades estimulado principalmente pela grave crise econômica, que afeta diretamente o fluxo de turistas na região, promovendo a  vocação da região como destino turístico nacional e internacional, que se respalda em seu histórico como maior produtor de café no século XIX.

 

FOTO: DIVULGAÇÃO CCS

Deixe uma resposta