É fundamental organizar Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais, articulando sociedade civil (artistas, agentes, animadores, produtores, e pesquisadores de cultura), gestores públicos de cultura, conselheiros municipais e estaduais, e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio – SEC-RJ. Na última terça feira, 09 de maio foi realizado o Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba, no Teatro Municipal Maestro Franklin em Volta Redonda.

O objetivo desse encontro foi instalar um Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba ampliando o diálogo com gestores públicos. Além de valorizar a cultura, o evento promoveu a descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações, e, em especial, estimular a participação da sociedade civil .
Estiveram presentes e comporam a mesa, o Secretário Estadual de Cultura André Lazaroni, o Vice Prefeito de Volta Redonda Maycon Abrantes, o representante do Ministro da Cultura Reginaldo Magalhães, a Secretária de Cultura de Volta Redonda Márcia Fernandes, a Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural Cleise Campos e demais autoridades e representantes do segmento cultural.
O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa Marcelo Bravo, esteve presente no evento e desejou sucesso à equipe de gestores culturais do médio paraíba. “Um encontro como esse é fundamental para o desenvolvimento de toda nossa região. Estamos certos que a cooperação entre os municípios nos torna ainda mais fortes para fomentar a cultura. Este Fórum é o começo do debate. Por ter sido eleito presidente do Fórum Estadual, acredito que esta responsabilidade seja muito grande. Gestores públicos de cultura e sociedade civil agora trabalham em conjunto para viabilizar ainda mais a representatividade às ações, sendo passo fundamental para a efetivação do Sistema Estadual de Cultura do RJ”, afirmou o superintendente.
A Secretária Municipal de Cultura de Volta Redonda – SMCVR  Márcia Fernandes, citou a importância da instalação do Fórum para a região Médio Paraíba. “Neste encontro de hoje, os 12 municípios que compõem a região do Médio Paraíba se reúnem em prol das políticas púbicas tanto do estado, como de cada município. Durante esse processo a gente discute as melhores políticas, a forma como será realizado o direcionamento, estimulando os artistas e gestores culturais à fomentação da arte. Também serão eleitos os representantes do Fórum, cuja função é dialogar com as eferas do Conselho e da Secretaria Estadual de Cultura do RJ. Desejamos trabalhar uma política cultural de forma clara, transparente e unificada”, finalizou a secretária.
Durante a ocasião, ocorreram apresentações de projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda como música, expressão da cultura afro por meio da dança e capoeira. O CEPC (Conselho Estadual de Políticas Culturais) tem metade de seus membros eleitos pela sociedade civil. Neste encontro, a diretoria também teve seus membros eleitos pela sociedade civil em conjunto com os gestores públicos presentes.
O Sistema Estadual de Cultura (SIEC), aprovado pela Lei 7035/2015, é um marco nas políticas culturais do Estado do Rio de Janeiro. A Gestão do Secretário André Lazaroni potencializa a participação de todos nesse processo de construção das políticas públicas de cultura, nos 92 municípios do estado fluminense.
DIRETORIA ELEITA
Presidente: Denise Assis (Resende)
Vice Presidente: Anielle (Volta Redonda)
Primeiro Secretário: Oswaldo Castro (Volta Redonda)
Segundo Secretário: Margareth Ramalhete  (Volta Redonda)
Coordenador de Comunicação: Julio César (Pinheiral)
Assessor de Comunicação: Antônio Fábio (Barra Mansa)
Coordenador de Integração: Paloma Salume (Volta Redonda)
Fotos: Geraldo Gonçalves

Deixe uma resposta