Alunos do projeto de dança da Casa da Cultura de Itatiaia participaram do ‘Festival Dança VR 2018’ neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de julho. O evento foi realizado no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, teatro da FEVRE, no Colégio Getúlio Vargas, em Volta Redonda.

A abertura do Festival aconteceu no sábado (7) e os dançarinos de Itatiaia se apresentaram em quatro momentos. No primeiro momento, o grupo Ritmos fez o encerramento da abertura da categoria adulta, com a coreografia de dança contemporânea ‘Casulos’, do coreógrafo Johnatan Francisco. Logo após, o grupo apresentou a coreografia ‘Coletânea e Fragmentos’, dos coreógrafos Jefferson Santos, Thiago Sales, Tainá Almeida, Ana Clara Felizardo e Johnatan Franciso, que consistiu em uma colagem musical com uma mistura de estilos, como jazz, dança urbana, contemporâneo e clássico.

Segundo o dançarino do grupo Ritmos, Luis Gustavo de Souza, o Festival trouxe uma experiência para o grupo.

  • É muito bacana participar de um Festival como esse que nos agrega muita experiência, apesar de não ser competitivo. Acho que só o fato de poder levar uma coreografia e apresentar, já tira o peso de uma primeira apresentação, o que deixa grupo mais preparado para um futuro festival – destacou Gustavo.

No domingo, dia 8, foram outras duas apresentações na categoria infantil, com a dança urbana ‘Brincando de dançar’, da coreógrafa Tainá Almeida e também a exibição do Ballet Clássico ‘Le Jardim’, da coreógrafa Ana Clara Felizardo.

De acordo com o coreógrafo Jefferson Santos, as apresentações foram um sucesso.

  • O saldo é bastante positivo, nossos alunos representaram muito bem Itatiaia e mostraram a força que a nossa cidade tem na dança. Foram grandes apresentações grandiosas, com muita consistência. Para nós coreógrafos foi satisfatório e marcante vermos o público nos aplaudindo de pé – revelou Jefferson.

Cerca de 120 pessoas representaram Itatiaia, entre alunos e a equipe técnica composta por coreógrafos e apoiadores. O Festival premiou todos os professores representantes das coreografias apresentadas, pois teve apenas o intuito de promover exibição dos grupos de dança e não um caráter competitivo.

Para o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, os aplausos do público foi um reconhecimento à dedicação dos alunos e professores.

  • O grupo Ritmos da Casa da Cultura fez uma apresentação brilhante e mostrou a força que a dança de Itatiaia tem. Nossos bailarinos foram aplaudidos de pé após uma apresentação incrível onde executaram coreografias do repertório desenvolvido nos últimos dois anos. O público reconheceu o talento e o trabalho de nossos profissionais. Sem dúvida alguma a participação nesses festivais valoriza o esforço de nossos alunos e oportuniza essa vivência artística tão importante para eles que é o palco – ressaltou Rafael.

Projeto de Dança

O projeto de dança em Itatiaia atende cerca de 600 alunos, a partir dos 3 anos de idade e as inscrições para aulas podem ser feitas na Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No ato da inscrição é necessário apresentar duas fotos ¾, cópia do comprovante de residência, cópia da certidão de nascimento ou identidade, e atestado médico.

Deixe uma resposta