Será realizada neste domingo, dia 14, de 11h à 00h, na Praça Marcello Fonseca Drable, no bairro Água Comprida, uma das festas mais importantes da cultura popular de Barra Mansa. Trata-se da Jornada da Folia de Reis e São Sebastião. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa e segue em devoção à São Sebastião até 20 de janeiro, quando é comemorado o dia do padroeiro do município, com visita às casas,  entoação de músicas populares e cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, avalia que a cultura popular é e sempre será prioridade no município. “A base da formação da cultura barramansense é a cultura popular. A Folia de Reis é uma das tradições mais potentes que temos e continuará sendo fomentada com o que estiver ao alcance da Fundação de Cultura. É nosso compromisso manter viva, esta tradição”, afirma.

Para o vereador Roberto Beleza, o encontro aproxima e mantém viva a tradição de Barra Mansa. “As Jornadas da Folia de Reis e São Sebastião mantém as tradições de cultura popular e religiosa, vivas. O envolvimento dos barramansenses e até mesmo de foliões de outras cidades, como Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí são nítidos quando falamos em Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião. É um acontecimento que todos já esperam”, disse.

 

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião foi instituído no calendário cultural do município através da Lei 4.1567/2013, que integra o Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa – SMCBM, Lei 4.602/2016.

Deixe uma resposta