Junta Militar é responsável pelo alistamento de 1200 jovens de Barra Mansa por ano, que concorrem à incorporação ao Exército Brasileiro na AMAN, em Resende, garantindo trabalhando e renda, formação ética, cidadã e profissional

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, foi empossado nesta terça-feira, dia 21, pela equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Resende (PRM), como presidente da 129ª Junta de Serviço Militar e diretor do Tiro de Guerra 01-016, instalado no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro. O ato solene aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima; do chefe do PRM, 1º tenente Rezende; do delegado de Serviço Militar do PRM, 1º tenente Fernando Alves; e do instrutor chefe do Tiro de Guerra 01-016, subtenente Nunes.

A cerimônia segue o artigo 11 da Lei nº 4.375/64 (Lei do Serviço Militar) que determina que as Juntas Militares devem ser presididas pelo prefeito do município ou pelo diretor do Tiro de Guerra. Após prestar o juramento perante a Bandeira do Brasil, Rodrigo Drable assinou o Termo de Posse e destacou a importância do ato e a honra de assumir a função. “Ao assumir tais funções, me coloco à disposição para cumprir os deveres necessários, com o objetivo de que o município contribua com sua parcela de esforços e engrandecimento da pátria”, declarou.

O prefeito é o responsável pela manutenção da Junta Militar, como os meios e agentes para que ela funcione plenamente. O órgão atua no serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público.

O chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, 1º tenente Rezende, ressaltou que o município é um grande parceiro e incentivador, cooperando para o pleno funcionamento do serviço. “Com a informatização dos serviços militares, nosso grande aliado é a internet, pois praticamente todos os serviços são realizados online. Um dos exemplos é o Alistamento Militar. A posse do prefeito de Barra Mansa como presidente da 129ª JSM vem para somar na estruturação do recurso que é disponibilizado aos jovens barramansenses”, afirmou.

A Junta de Serviço Militar de Barra Mansa recebe anualmente, o alistamento de cerca de 1.200 jovens, que concorrem à seleção para a incorporação no Serviço Militar Inicial do Exército, representando 24% do número de alistados em 2018 na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende. Grande parte dos alistados é incorporada à AMAN, outros 20% dos jovens ficam no Tiro de Guerra do município, situado no Parque da Cidade, garantindo trabalho e renda, formação ética, cidadã e profissional de milhares do município.

O subtenente Nunes, instrutor chefe do Tiro de Guerra, explicou que, além das funções militares, os jovens incorporados ao TG 01-016 recebem instruções para formação cívica e de cidadania. “Os soldados no TG são instruídos com treinamento físico militar, primeiros socorros, combate a incêndios e tiro. Além disso, recebem formação civil e cidadã para o desenvolvimento de jovens comprometidos com a pátria, trabalhando o respeito ao próximo e a segurança da população”, definiu.

Nunes aproveitou para convidar o prefeito e vice-prefeita para as comemorações do Dia do Soldado no próximo sábado, dia 25, quando é celebrado o nascimento do patrono do exército brasileiro, Duque de Caxias. A cerimônia acontece a partir das 9 horas no Parque da Cidade, no Centro, e contará com a Formatura e juramento de 40 soldados do TG 01-016. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Deixe uma resposta