A Implantação da Placa Mercosul foi regulamentada no dia 06 de março de 2018.

Durante a reunião sobre Implantação da Placa Mercosul na sede do DETRAN, a  Prefeitura de Itatiaia foi representada pela equipe do DETRA (Departamento de Trânsito de Itatiaia). O encontro aconteceu na última semana com a presença de representantes de vários municípios do Estado.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentou por meio da Resolução nº 729, de 06 de março de 2018, o uso da placa de identificação. A nova placa contem selos federais, e chips de identificação, fabricados pela Casa da Moeda do Brasil, que terá vida útil relacionada à durabilidade da chapa.

“A reunião contou com representantes de várias cidades do Estado e durante o encontro nos repassaram todas as informações referentes a nova placa,inclusive sobre o  prazo de adesão dos municípios. Conforme nos explicaram o emplacamento será feito gradualmente e terá inicio a partir de janeiro de 2019”, disse Marcos Almeida Lima, o diretor do DETRA.

Marcos também falou que durante a reunião os participantes puderam conhecer melhor as mudanças e ainda tirarem todas as dúvidas referentes ao assunto.

“Enquanto representante do Departamento de Trânsito foi muito importante participar desse encontro e ficar informado dessas mudanças, foi bom saber também que a nova placa será mais segura no processo de identificação de roubo ou ainda de um possível caso de clonagem, isso nos deixa mais tranquilos”, contou o diretor

A nova placa tem combinação de quatro letras com três números em um fundo branco. Na parte superior haverá uma faixa com o símbolo do Mercosul com o nome do país e a bandeira.  A placa contará ainda com o nome e a bandeira do Estado e do município.

Fonte: Jornalismo PMI

Deixe uma resposta