Município foi único selecionado do Médio Paraíba

Começou na última segunda, 29, e vai até 1º de junho, em Barra do Piraí, o I Encontro Nacional Conecta Bibliotecas. Dentre um total de 92 municípios de todo o Brasil, Porto Real foi o único da região do Médio Paraíba a ser selecionado, representado pela Biblioteca Pública Municipal Áurea Lioi Macias. Outras cidades fluminenses escolhidas foram Nova Iguaçu e Nova Friburgo. O evento é uma realização da ONG Recode. A ONG é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia.

O Conecta Biblioteca tem o objetivo de aproximar e atrair novos usuários para a leitura, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa visa também contribuir com o fortalecimento da rede nacional das bibliotecas.

“É a primeira vez que participamos de um momento como esse. A troca de experiências com outros municípios é fundamental para desenvolvermos estratégias diversificadas para todos os públicos, principalmente para os jovens. Participar do Encontro Conecta Bibliotecas é fundamental na elaboração e execução de atividades relacionadas, sobretudo, ao incentivo da leitura e ao uso de todas as ferramentas disponíveis na Biblioteca Pública Municipal”, destacou a bibliotecária, Sarah Mesquita.

Os profissionais indicados pelas bibliotecas participantes receberão formações presenciais e à distância, com custos associados (deslocamento, hospedagem, material etc.) sendo cobertos pelo programa. Além disso, passarão a integrar uma rede de troca de boas práticas, ganhando visibilidade entre os principais atores desse setor no Brasil.

 

Serviço

Durante o período de realização do curso, entre os dias 29 deste mês e 2 de junho, a Biblioteca Pública Municipal estará fechada, voltando ao horário normal de funcionamento na próxima segunda, 5.

Fonte: COMPMPR

Deixe uma resposta