A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), auxiliou nos últimos meses nove mulheres atendidas pelo órgão na busca por requalificação profissional. A parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda permitiu uma análise do perfil profissional dessas mulheres, elaboração de currículo e orientação para entrevista que finalizou com a colocação delas no mercado de trabalho.

Segundo dados da secretaria, 80% das mulheres da cidade que sofrem violência doméstica são dependentes financeiramente do agressor e por isso temem deixar o lar.

– Muitas mulheres não tem uma qualificação por isso com a ajuda do Núcleo de Emprego e Qualificação nós conseguimos localizar vagas que se adequavam ao perfil delas. O mercado de trabalho está exigente então as vítimas não denunciam a violência porque tem receio de não conseguir algum emprego, ou de não ter onde deixar seus filhos. A autonomia financeira coloca essa mulher como protagonista de sua própria vida, recupera a auto-estima feminina e é parte essencial do processo de independência financeira e emocional – explicou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Itatiaia, Janaína Sá Dantas.

Deixe uma resposta