Iniciativa permitirá a realização de treinamentos na área de gestão educacional e formação em gestão escolar

O subsecretário de Educação de Barra Mansa, Ricardo Rosas, assinou nesta quarta-feira, dia 21, o pacto de compromisso de participação e atuação da Secretaria de Educação no programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), desenvolvido pelo Instituto Votorantim. O evento ocorreu no Parque Anhembi, em São Paulo. Com foco na gestão escolar, no decorrer de 2018, o programa possibilitará aos técnicos da secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos, treinamento nas áreas de Gestão Educacional e Formação em Gestão Escolar. Já a mobilização social, envolverá lideranças locais.

A parceria acontece pelo segundo ano consecutivo, segundo o subsecretário Ricardo Rosas.  “Em 2017 o PVE contemplou 40 educadores e 12 escolas onde foram desenvolvidas temáticas focadas na educação inclusiva. Agora a meta é bastante ousada, pois envolve todas as escolas da rede municipal de ensino e as comunidades locais”, disse.

Por meio da carta de pactuação, são estabelecidas responsabilidades tanto para o Instituto Votorantim, quanto para o poder público. Entre as atribuições da empresa estão a contratação de consultoria técnica em educação e a coordenação do trabalho na implementação do programa no município, com a realização de frentes de atuação em mobilização social, apoio à gestão pública educacional e a gestão escolar.

De acordo com Ricardo Rosas entre março e dezembro deste ano, serão realizados quatro ciclos, três com reuniões presenciais nos municípios e atividades à distância e o último, com a realização do evento de Mobilização e Eventos de Boas Práticas de Gestão Escolar e Educacional. “Outro compromisso da empresa é produzir e disponibilizar materiais para públicos estratégicos, elaborar e implementar estratégias de comunicação do programa”, completou.

Entre as responsabilidades da Secretaria de Educação estão a designação de representante para participar das atividades de apoio à gestão pública, articular grupos locais para realizar apoios de mobilização social, acompanhar e participar das iniciativas que visam melhorar a qualidade de educação e organizar e realizar eventos de finalização das atividades do programa.

Programação:

Ciclo 1 – março a maio

– Aplicação da matriz de competência para diagnóstico inicial

Ciclo 2 – junho a agosto

– Formação em campo com equipes da secretaria, gestores escolares e grupo de mobilização

Ciclo 3 – setembro a outubro

– Formação em campo com equipes da secretaria, gestores escolares e grupo de mobilização

Ciclo 4 – novembro a dezembro

– Evento de celebração com a comunidade

– Seminário: Trocas de Experiências Profissionais entre Gestores Educacionais e Gestores Escolares

– Aplicação da Matriz de Competências para avaliar a evolução alcançada no ano

– Todas as fases terão interciclos voltados ao acompanhamento à distância e desenvolvimento de produtos e ações

PVE possibilita melhoria da educação

O programa Parceria Votorantim pela Educação busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a empresa atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O programa prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e no fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação, com parceria técnica da Comunidade Educativa – CEDAC.

Dados do Ministério da Educação apontam que a última avaliação das escolas públicas de Barra Mansa pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi em 2015, quando os anos iniciais obtiveram a nota 5,9. A projeção da Secretaria de Educação para o ano de 2021 é 6,6. Já para os anos finais, a média foi 5,3, com projeção de média 6,0.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta