Prefeito Rodrigo Drable participou de café da manhã com funcionários e homenageou servidor com 42 anos de carreira

Cerca de 400 servidores do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) participaram na manhã desta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, de um café da manhã em comemoração aos 47 anos de fundação da autarquia. O evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Drable, da vice-prefeita Fátima Lima, do diretor executivo do órgão, Fanuel Fernando, dos secretários de Fazenda, Everton de Castro, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruthe Coutinho, a Rutinha, do Superintende de Obras e Serviços Públicos, César de Carvalho, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Borges, o vereador Vicente Carneiro Leão, o Vicentinho, entre outras autoridades.

Durante o evento, Fanuel Fernando destacou os avanços obtidos entre janeiro de 2017 até os dias de hoje. “Trabalhamos com foco na valorização dos servidores e na prestação de serviço de qualidade à população. Em pouco mais de um ano, conseguimos efetuar o pagamento de salários atrasados e de licenças prêmios dos funcionários. Também colocamos em dia o pagamento dos fornecedores. Aumentamos a arrecadação de R$ 4,1 milhões em janeiro do ano passado, para 4,6 milhões em janeiro deste ano. Nossa meta é chegar a R$ 5 milhões. Neste período, instalamos macromedidores nas seis Estações de Tratamento de Água. A medida possibilitou detectar as perdas de água tratadas e adoção de medidas para solucionar o problema”, disse Fanuel.

Ele destacou ainda a responsabilidade de estar frente à gestão do Saae-BM. “Temos o objetivo de tornar a autarquia referência na prestação de serviços à população no Estado do Rio de Janeiro e a 10ª no Brasil. Sabemos que é uma meta ousada, mas possível de ser alcançada. Nosso compromisso é grande, pois fornecemos um dos bens mais valiosos para a vida, que é a água”, destacou o diretor, agradecendo o trabalho de cada funcionário.

O prefeito Rodrigo Drable ressaltou a importância da data. “Chegar aos 47 anos de fundação com respeito não é para qualquer instituição. No início da nossa administração encontramos uma situação muito difícil e estamos atuando de maneira a romper alguns conceitos enraizados em nosso município acerca do serviço público. Deixo aqui o meu reconhecimento, agradecimento e respeito a todos os funcionários do Saae-BM pelo trabalho prestado ao município. São pessoas que amam a cidade”, salientou.

No decorrer do evento, Rodrigo Drable, Fátima Lima e Fanuel Fernando homenagearam Luiz Fernando da Silva, funcionário do Saae há 42 anos. Morador da Vila Coringa, ingressou na autarquia como servente em dezembro de 1975. Em 1983 se tornou técnico em química, profissão que exerce até os dias de hoje. Emocionado, Luiz Fernando comentou sobre a sua trajetória profissional. “A dignidade conquistada com o meu trabalho me permitiu o sustento da minha família. Me sinto muito honrado com este reconhecimento”.

Ainda durante as atividades de comemoração de aniversário do Saae-BM, outros 71 servidores foram homenageados.

MOTIVAÇÃO – Após o café da manhã, os servidores participaram de palestra motivacional com Celso Moutinho, da Dale Carnegie. “São atividades como esta que nos permite mostrar que a empresa acredita nos trabalhadores, que se importa com eles. É um momento de elevar a autoestima dos servidores e levá-los a refletir de maneira mais ampla sobre a sua atuação como cidadão nos diversos grupos de atuação, como família, amigos, ambiente de trabalho e outros”.

Questionado sobre como despertar nas pessoas o sentimento de querer promover melhorias contínuas em seu cotidiano, Moutinho disse que um dos caminhos é a gratidão. “Sem dúvida, precisamos ser gratos pela vida e tudo e todos que nos rodeiam. Quando o desânimo chegar é só pensar que é melhor sair de casa para trabalhar do que procurar emprego. Num país com milhões de pessoas desempregadas, estar empregado é um privilégio”, concluiu.

Fotos: Paulo Dimas

Deixe uma resposta