Evento terá Trenzinho da Alegria, brinquedos, pipoca e algodão-doce para as crianças; será realizado o 1º Pedal pelas Águas, além de apresentações da Banda Sinfônica, grupo de pagode e participação da Feira de Artesanato e barraca de alimentação da APAE; local será monitorado pela Guarda Municipal e contará com banheiros químicos

 

Quem procura um lugar tranquilo e com ambiente familiar terá uma ótima opção no próximo domingo, dia 25. É que está sendo organizada pela prefeitura de Barra Mansa uma programação especial para o projeto Lazer no Calçadão, realizado no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio, Centro. Através de uma iniciativa de várias secretarias como Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Ordem Pública e Fundação Cultura, aos domingos e feriados a Avenida Presidente Getúlio Vargas, na altura do Calçadão (atrás da Câmara de Vereadores), será fechada no horário entre 8 e 17h para atividades esportivas, culturais e que movimentam a economia do município.

Para as crianças a diversão está garantida com o Trenzinho da Alegria, brinquedos e distribuição de algodão-doce e pipoca totalmente gratuitos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico levará para o Calçadão a Feira de Artesanato e apoiará a iniciativa da Apae-BM (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em montar no local barracas de alimentação como forma de angariar fundos para a instituição.

Para quem gosta de música, os ritmos serão diversificados. A Fundação Cultura levará para o Calçadão a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas que fará uma apresentação com um repertório variado. Fazendo jus ao nome do Calçadão, também haverá a participação de um grupo de pagode que promete levantar ainda mais a animação dos participantes.

A ocupação das ruas com arte e cultura é uma excelente oportunidade de convivência e lazer para o município, é o que afirma o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo. “Esse sempre foi o esforço de nossa gestão: permitir que as ruas sejam ocupadas com arte e cultura, propiciando aos moradores um lugar de convivência. Não é uma substituição ao Corredor Cultural, mas uma compensação devido à parada temporária por conta das obras do Palácio Barão de Guapy”, completou.

O evento terá o apoio da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Gerência de Fiscalização de Posturas. O local também terá áreas com tendas para proteção contra o Sol, além de banheiros químicos.

Pedal pelas Águas também faz parte do Lazer no Calçadão

Promovido pelo Comitê do Médio Paraíba do Sul e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, as famílias que gostam de esporte também poderão participar do 1º Pedal pelas Águas neste domingo, dia 25. O passeio ciclístico tem o objetivo de estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais, principalmente a água, de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por pessoas de todas as idades.

A largada e chegada do evento será ás 9h no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local da partida, de 7h30 às 8h45. Os 100 primeiros inscritos ganharão camisas do evento. Haverá um alongamento antes da largada a partir das 8h.

O 1º Pedal pelas Águas terá percurso de sete quilômetros saindo da Avenida Presidente Getúlio Vargas em direção as seguintes vias: Mamede Fróes de Andrade, Juiz Antônio Ciani, Benedita Helena de Lima, Ponte dos Arcos, Abdo Filipe, Ponte Nilo Peçanha, Pinto Ribeiro, Duque de Caxias, José Marcelino de Camargo, Joaquim Leite, Francisco Vilela, Ary Fonteneli, Sérgio Braga e Fazenda da Posse, onde terá um ponto de hidratação para os participantes. Em seguida, o passeio será retomado pela Avenida Argemiro de Paula Coutinho até o Calçadão do Samba.

Após a chegada dos ciclistas, a Secretaria de Meio Ambiente doará cerca de 30 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e que serão plantadas no local em evento posterior.

Programação completa do Lazer no Calçadão

7h30 às 8h45 – Inscrição para o 1º Pedal pelas Águas

8h – Alongamento

9h – Largada do 1º Pedal pelas Águas

8h às 13h – Pipoca e algodão-doce gratuitos

8h30 às 16h30 – Feira de Artesanato e barraca de alimentação da APAE

9h – Trenzinho da Alegria e brinquedos

11h – Apresentação da Banda Sinfônica

11h30 – Doação de mudas de plantas

13h – Apresentação de grupo de pagode

Fotos: Paulo Dimas

Deixe uma resposta