Instabilidade é provocada pela chegada de uma frente fria, acompanhada de forte abafamento, o que provoca nuvens carregadas e pancadas de chuvas fortes e volumosas.

O serviço de meteorologia ClimaTempo alerta para uma nova situação climática favorável a ocorrência de chuvas fortes e volumosas no Rio de Janeiro, no período entre a noite desta quarta-feira, dia 21, e a noite da sexta-feira, dia 23. A chuva mais volumosa e preocupante é esperada para quinta e sexta-feira. Cidades do Centro Sul Fluminense, como Resende, Paraty e Angra dos Reis, poderão receber grandes volumes de chuva com potencial para enxurrada, inundações e alagamentos.

A instabilidade é provocada pela chegada de uma frente fria, acompanhada de forte abafamento, o que provoca nuvens carregadas e pancadas de chuvas fortes e volumosas. Diante dessas informações, a Defesa Civil de Barra Mansa alerta a população sobre a situação e orienta sobre como proceder nesses casos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, a maior preocupação é decorrente da informação de que a chuva forte será nesta quinta-feira, em função do avanço da frente fria pelo  litoral do Rio de Janeiro e o crescimento de grandes áreas de instabilidade. “Nossa região vem sendo castigada pelos temporais dos últimos dias, por isto a Defesa Civil vai manter estado máximo de alerta”, disse.

O coordenador dá algumas orientações à população. “Quem mora próximo de encostas deve se manter atento. Se perceber qualquer movimentação de terra é importantíssimo abandonar o imóvel e buscar abrigo em um local seguro. Em caso de alagamento nas rodovias a dica é estacionar o veículo no acostamento com o pisca alerta ligado. Os automóveis devem ser mantidos nas garagens para evitar que sejam levados pela força das águas”, detalhou.

Expectativas apontam para um volume de chuva acima dos 100 mm no período de 24 horas. A sexta-feira (23) ainda promete muitas áreas de instabilidade e mais chuva para todo o estado do Rio de Janeiro, com risco de chuva forte.

Deixe uma resposta