Barra Mansa realiza atividades na Semana da Educação Infantil

Cartolinas coloridas, revistas, cola e linha de nylon nas mãos de alunos do pré II, Colégio Municipal Reginaldo Araújo, situado na Rua Melvin Jones, 470na Vila Orlandélia, em Barra Mansa, estão sendo transformados em colares de estilo africano e instrumentos musicais. A proposta, desenvolvida pela professora Andrea Brandão, faz parte das atividades da Semana da Educação Infantil, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e iniciada na manhã desta segunda-feira (27).

A educadora explicou que a ideia de trabalhar o tema ‘África um povo cheio de cores’ surgiu da necessidade das relações de convivência em sala de aula. “Temos aluna com cabelos lisos, mas que queria que fossem trançados; outra que usa turbantes e acessórios coloridos. Certo dia, no momento da ‘rodinha’, o assunto envolvendo o respeito às diferenças veio à tona. Aproveitamos para falar sobre as particularidades do ser humano e do combate ao preconceito e a discriminação racial. O resultado do trabalho está sendo apresentado esta semana na escola”, disse a professora.

A diretora adjunta da unidade escolar, Andrea Cristina Marques Lara, comentou sobre a participação dos pais nas atividades. “Muitas mães estiveram hoje na escola e retornam nesta terça-feira para a roda de jongo e, na quarta-feira para a degustação de doces de origem africana, como o pé-de-moleque, o cuscuz, a canjica e o arroz doce, além da oficina de turbantes e penteados”, detalhou.

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, destacou a importância do tema desenvolvido pela escola. “Mais da metade da população brasileira é afro-descendente. No entanto, as escolas ainda não se atentaram sobre a importância de levar para as salas de aula discussões sobre a diversidade cultural. Mas, em nosso município essa temática vem sendo desenvolvida a partir da Gerência de Promoção da Igualdade Racial. Esse é um assunto bastante série e, por isso tem sido incluído na nossa proposta pedagógica.

As atividades da Semana da Educação Infantil acontecem em outras unidades escolares até o dia 29, com contação de histórias, brincadeiras, passeios e muita arte.

A Semana da Educação Infantil acontece desde abril de 2012, quando foi instituída a lei federal número 12.602/2012,  em homenagem ao aniversário da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

Foto: Paulo Dimas

Compartilhe essa notícia!

Deixe uma resposta