Barra Mansa realiza mais uma reunião para a implantação do Consórcio de Políticas de Igualdade Racial.

A vice-prefeita Fátima Lima e o gerente de Promoção de Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, receberam nesta quinta-feira, dia 27, o coordenador do Memorial Zumbi de Volta Redonda, Sid Soares. O objetivo do encontro foi fomentar a criação do Consórcio de Políticas de Igualdade Racial na região do Médio Paraíba e a construção de um plano regional de combate ao racismo.

Durante a reunião, a vice-prefeita enfatizou a lei criada pelo prefeito Rodrigo Drable em 2006, na época vereador. “Estamos trabalhando para colocar em prática a lei criada em 2006, que institui, já no ensino fundamental das escolas municipais, a educação anti-racista e anti-discriminatória. É fundamental trabalhar essa questão a partir da infância, também com os jovens, mostrando que a cor da pele não representa diferença social”.

O gerente de Promoção de Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, revelou que a expectativa é que o Consórcio esteja funcionando já no segundo semestre. “Estamos desenvolvendo o projeto através do convênio 836739/16, celebrado entre o município de Barra Mansa e a secretaria especial de Políticas de igualdade Racial, do governo federal, que contemplará os municípios de Porto Real, Itatiaia, Piraí, Pinheiral, Quatis, Barra do Piraí, Resende e Valença. Nossa intenção é que o Consórcio já esteja em pleno funcionamento a partir do meio do ano”, revelou.

Já o coordenador do Memorial Zumbi de Volta Redonda, Sid Soares, destacou a integração dos municípios pela causa da igualdade racial. “É muito importante criar este diálogo intermunicipal bem sedimentado para que todas as cidades da região possam estar afinadas e realizando trabalhos em prol da igualdade racial”, finalizou.

Foto: Chico de Assis

Deixe uma resposta